• Karina Suzene

    Eu queria entender mais sobre a parte que fala das serpentes, nunca consigo compreender perfeitamente essa ligação que os católicos fazem, pode me explicar? Aproveita e me envia um livro de presente rsrsrs

    • http://www.rodolforossi.com.br Rodolfo Rossi

      Ola Karina, em primeiro lugar quero agradecer sua visita e comentarios nos artigos desse blog. Quanto a sua pergunta, vamos lá:

      O catolicismo romano – na tentativa de achar base para suas práticas – costuma citar, nas sagradas escrituras, a passagem da “Serpente de Bronze” levantada no deserto para curar os que eram mordidos pela serpente.

      Se deparando com essas alegações, muitos por não dominarem as doutrinas da fé cristã, acabam sem responder o porquê Moisés mandou fazer essa imagem.

      A narrativa do texto é muito clara. Moisés intercede pelo povo de Israel para que Deus viesse ter misericórdia desta nação, pois a mesma estava por um juízo de Deus, perecendo as picadas venenosas das serpentes encontradas no deserto.

      Deus – ouvindo o clamor do seu servo – lhe deu a ordem que construísse uma serpente de bronze e que levantasse a mesma em uma haste em meio ao deserto. E todos que olhassem para aquela serpente, pela fé, poderiam ser curados.

      O motivo de Deus pedir para fazer tal coisa era simplesmente para apontar, que mais tarde, seu filho Jesus Cristo iria morrer na cruz do calvário.

      E todos aqueles que olhando para Ele, crendo, receberiam a salvação. Pois em todo o Antigo Testamento, Deus -em suas ordenanças – vai apontar para Jesus Cristo, seu filho.

      Porém, enquanto o povo apenas observou a ―Serpente de bronze‖ no deserto, que tipificava a pessoa de Cristo, ela continuou em meio ao povo de Israel sem problema algum.

      Mas à partir do momento que começaram a ultrapassar os limites estabelecidos por Deus e deram início a cultos, adoração e veneração àquela serpente, Deus imediatamente mandou o Rei Ezequias destruí-la.

      2 Reis 18 .4
      “ Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.‖

      É exatamente por causa dessas coisas que Deus não permite imagens de escultura, pois as pessoas acabam perdendo o foco em Deus e passam a cultuar a imagem, tirando de Deus a honra, a glória e o louvor, para exaltar algo que não tem vida alguma.

      Espero ter ajudado !!!

      • Karina Suzene

        Sou sua fã! Obrigada! kkkk